Gerencie os bugs com o Mantis Bug Tracker

Bom este artigo é indicado à você que não conhece o Mantis e que não costuma gerenciar os bugs do seu software.

Não sei se você tem algum time de testers em sua empresa, caso tenha é interessante uma boa ferramenta para relatar e registrar bugs.

logoMantis

O mantis é nada mais que uma ferramenta web gratuíta para gerenciar os bugs de softwares e possuíndo uma versão paga mobile (MantisTouch), que não será o foco desse post. Criado no ano de 2000, com o tempo ele adquiriu popularidade e amadurecimento, sendo hoje um dos mais populares software open source para bugs. Seu desenvolvimento foi feito em PHP e funciona em parceria com diversos bancos de dados entre eles MySQL e PostgreSQL.

MantisBT está disponível em várias distribuições Linux , incluindo: Debian , Ubuntu, Fedora, Gentoo, Frugalware e outros. Para usuário Windows ou Mac basta fazer o download do próprio site.

Curiosidade:

Segundo o site oficial do mantis, quando os desenvolvedores começaram a procurar um nome para o projeto, veio, então, várias dúvidas, tipo o que é um bom nome? Tinha que ser descritivo, único, e sem muitos detalhes. Inspirados em projetos Open Source como Apache, Mozilla, Gnome, tiveram como resultado dois possíveis nomes: Libélula e Mantis. Libélula já era o nome de um pacote de webmail. O nome se tornou Mantis (traduzindo “louva-a-deus”). Extremamente importante na agricultura, eles devoram outros insetos (bug) e são elegantes.  O sufixo BT significa “bug tracker” e distingue este projeto do uso geral da palavra Mantis. No entanto, ao longo do tempo o projeto foi normalmente referido como Mantis.

É importante destacar que a ferramenta segue um fluxo ou maquina de estados, em que o status dos bugs serão no “meu caso” NOVO,  ATRIBUÍDO, EM_EXECUÇÃO, PENDENTE, CONCLUÍDO, LIBERADO, RETORNO e FECHADO. Essa sequencia é customizada de acordo como sua empresa trabalha.

Esses estados receberão uma cor que os representará:

  • novo: Novo.
  • retorno: Retorno.

  • atribuido: Atribuído.

  • execucao: Em_Execução.

  • pendente: Pendente.

  • concluido: Concluído.

  • fechado: Fechado.

Página de Relato

Página de Relato

Basicamente o fluxo citado à cima pode ser contado em uma historinha assim:

  • NOVO (Geralmente uma pessoa responsável por testar o software “abre” uma solicitação de correção, melhoria ou mudança)  > ATRIBUÍDO (Um coordenador ou líder do time de desenvolvimento atribui a solicitação  para ele próprio priorizando ou delega à um membro do time) > EM_EXECUÇÃO (Um membro do time que recebeu a solicitação efetivamente começa à trabalhar na solução para o caso que pode ou não ser desenvolvido) > PENDENTE (Caso o desenvolvedor tenha alguma limitação técnica para a solução do problema, o status fica como pendente para que o seu coordenador seja alertado e em conjunto com o time tomar alguma providência) > CONCLUÍDO (Quando o desenvolvedor finaliza a atividade) > LIBERADO (O líder ou coordenador do time de desenvolvimento ou de teste modifica o status para liberado, significado que a equipe de teste pode realizar o reteste da solicitação desenvolvida) > RETORNO (Caso o tester ao analisar o que foi solicitado e o que foi feito, perceba que não está totalmente completo ou que foi solicitado contínua persistindo, a solicitação é retornada para a equipe de desenvolvimento) > FECHADO (O caso já foi testado e percebeu-se que esta de acordo com o que foi solicitado, normalmente o tester é que fecha o caso, mas é possível tanto um desenvolvedor ou coordenador  de desenvolvimento quanto de teste também fechar o caso, pois podem ter percebido que o caso não ocorre).
Página Inicial do Mantis

Página Inicial do Mantis

-Plugins: tanto no github, como no site  mantisbt.org você poderá encontrar um boa variedade de opções pra customizar e aumentar as possibilidades da ferramenta, tanto em relatório, gráficos, editores, estimativa, etc.

pluginsMantis  pluginsMantis1

internacionalizacao

  • Controle de Acesso por projeto por níveis de acesso;
  • Acesso por vários usuários, podendo ser autenticado por LDAP;

  • Relatórios de métricas;

  • Resumo de estatística de defeitos relatados

    Resumo de estatística de defeitos relatados

    • Ciclo de vida dos defeitos (worflow) personalizável;
  • Notificações customizadas por e-mail;

  • Filtrar por relator, quem monitora, responsável, categoria, severidade, status (público/privado), data, data da última mudança, prioridade. Existem outras opções em relatórios avançados.

  • Possibilidade de exportar pra excel, CSV, word, xml e html.

  • Geração de gráficos;

  • GraficoMantisFormas

    Formas de Geração de Gráficos

     

    Gráficos Estatísticos

    Gráficos Estatísticos

     

    GraficoMantis

    Resumo por desenvolvedor e Cumulativo por dia

     

    Algumas dicas:

    • ao relatar um bug, mudança ou melhoria, é muito importante você anexar uma imagem, até mesmo um vídeo sobre o problema, pois será muita mais fácil para o entender a solicitação.
  • é importante que em toda e qualquer alteração na solicitação você adicione uma anotação, assim terá um histórico do inicio ao fechamento da solicitação.

  • nunca, jamais utilize o mantis para gerenciar atividades tipo, desenvolvimento de um caso de uso, ou outra coisa que não seja bug. A função da ferramenta não é essa.

  • ao relatar, selecione o nível de severidade (Crítico, Importante ou Trivial), assim é mais fácil priorizar quem estiver gerenciado.

  • seja bastante objetivo no relato, certifique de que não será mal interpretado, escreva os passos para se chegar ao problema. Um bom exemplo de relato, retirado do e-book (Users Stories: Por que e Como escrever requisitos de forma ágil?) :

  • LOCAL: SoftVendas – Módulo Mobile – Tela de vendas de produtos
    VERSÃO:Identificado na última versão (03.50), o problema não ocorre em versões anteriores.
    PRÉ-CONDIÇÕES:

    • Acessar o ambiente de homologação;
  • Logar com usuário “alfredo”, senha “xyz9988”;
    PASSOS PARA REPRODUÇÃO DO ERRO:
    1) Uma vez já logado no sistema mobile, acesse o menu “Vendas”;
    2) Selecione um cliente qualquer e abra uma nova venda;
    3) Na tela de listagem de produtos, selecione qualquer produto;
    4) Após selecionar um produto informe a quantidade a ser vendida (pode ser 10), e no campo desconto informe um desconto (pode ser 10% de desconto).
    ERRO:
    Mesmo após informar o desconto, o valor total do produto segue sendo o mesmo que era antes (sem o desconto).
    SITUAÇÃO DESEJADA:
    Que o valor total do produto considere o desconto aplicado, ou seja:
    Valor total do produto = (Valor unitário * Quantidade) – Desconto.
    Exemplo: Se valor do produto é 90,00, e a quantidade informada é 10, e o percentual de desconto é informado é 10%, então o valor total do produto deve ser 810,00.

  • se possível interaja além da ferramenta, se o programador estiver com dúvidas, reproduza o erro na máquina dele.

  • não desperdice tempo relatando “bobagens”, trabalhe direto nas funcionalidades que é onde tem valor agregado ao sistema.

  • Instalação feita pelo Elias Nogueira, referência em testes no Brasil.

    Outras ferramentas:

    OpenSource

    -Scarab – http://scarab.tigris.org/

    -BugNet – http://bugnetproject.com/

    -Trac – http://trac.edgewall.org/

    Comercial

    -FogBugz – http://www.fogcreek.com/fogbugz/

    -Jira – https://www.atlassian.com/software/jira

    -yKAP – http://www.ykap.com/

    -Rational ClearQuest – http://www-03.ibm.com/software/products/en/clearquest

    Espero que tenham gostado pessoal! Agora podemos começar a trabalhar com o Mantis. Tá Safo!

    Um comentário sobre “Gerencie os bugs com o Mantis Bug Tracker

    O que tu achas?